Drywall - Gesso Acartonado

Drywall

O Drywall, expressão originada da língua inglesa que significa “muro seco” ou “parede seca”, é uma técnica de revestimento que substitui paredes e forros construídos em alvenaria.
Bastante popular em países da Europa, nos Estados Unidos, no Japão, entre outros, a tecnologia do material consiste em placas pré-moldadas, confeccionada por chapas compostas de camadas de enredados de aço galvanizado e de gesso.
No Brasil, apesar da popularidade do sistema em outros países que utilizam o drywall desde a década de 1970, a técnica começou a ser mais conhecida, difundida e aplicada somente em meados da década de 1990, em um primeiro momento apenas mediante importação do produto e, posteriormente, com a instalação de fábricas multinacionais no país.
O resultado deste método é uma estrutura resistente, porém leve, lisa, de fácil manuseio e instalação. Para efeitos de comparação, uma parede construída com alvenaria convencional pesa, em média, 150 kg aproximadamente. Já utilizando o drywall, a mesma parede pesaria cerca de 30 kg.
Mas os painéis de drywall não são apenas placas, como as divisórias comuns; a estrutura proporciona a instalação entre vigas e permite a passagem, em seu interior, dos sistemas hidráulicos e elétricos, como são feitos em paredes e tetos de alvenaria convencionais.
Além dessa aplicação, a técnica é muito usada como uma solução simples em reformas e outros projetos arquitetônicos de interiores, substituindo, perfeitamente, a construção dessas estruturas utilizando tijolos, concreto e demais materiais necessários.
A tecnologia é totalmente desenvolvida por empresas estrangeiras, inclusive no país. Mas, para que seja utilizada no Brasil, independente da origem de fabricação, o drywall precisa estar regularizado de acordo com algumas normas específicas para o segmento, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
No país existem, ainda, entidades como a Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas para Drywall e a Associação Drywall, que estão disponíveis para sanar dúvidas de profissionais e consumidores.

conheça esse site sobre drywall:
Portanto, antes de adquirir o produto é necessário obter mais informações sobre a procedência do drywall, bem como exigir certificação junto aos órgãos competentes.
Sem esquecer, ainda, da importância de contratar os serviços de profissionais que dominem as técnicas de manuseio e instalação da tecnologia. Isso vale tanto para engenheiro civis, arquitetos e pessoal para construção, como mestres de obras e pedreiros.
Para se ter uma idéia, da praticidade e diversidade de utilização do Drywall, imaginemos os móveis de uma residência ou escritório, quando trocamos de lugar, para propiciar um melhor aproveitamento de espaços, ou ainda quando estamos “cansados” daquele visual.
Com certeza o Drywall permite sua imaginação ir além, pois adequa movimentações de divisões de um ambiente, para um aproveitamento melhor de espaço ganhando em mais área útil, por ter espessuras menores que tijolos ou blocos. Tudo sem ocasionar as “sujeiras” (entulho) e morosidades de uma obra convencional constituída de tijolos ou blocos.
Enfim, os sistemas drywall são tendência no que diz respeito à inovação em construções civis. Pode ainda haver preconceitos em utilizar a tecnologia - por serem mais leves que as paredes de alvenaria causam a impressão de fragilidade.
Mas informações como estas descritas nesse site são importantíssimas para desmistificar a técnica e mostrar o quanto os sistemas drywall são sinônimo de modernidade, praticidade e durabilidade.
drywall
- Chapa Drywall Gypsum "ST" Standard p/ áreas internas secas
- Chapa Drywall Gypsum "RU" Resistente á umidade p/ áreas internas molháveis
- Chapa Drywall Gypsum "RF" Resistente ao fogo - p/ áreas que necessitam maior resistência ao fogo